quinta-feira, julho 23

Selva Sangrenta

Cheguei a um ponto da minha vida em que não sei se estou cansado ou crescido. Crescido ou cansado? Mas porque estou a colocar estas palavras que à primeira vista, não parecem apresentar semelhanças? Uma fala de um processo vital, enquanto que outra fala de cansaço, podendo este ser físico e/ou psicológico, ou até fraqueza causada por exercício ou doença.
Mas questiono-me face a estas palavras por estar num grupo de amigos que tratam-se como tal, mas não o mostram e afinal de contas os amigos não são para estar presentes? Para mim a definição de amigo é alguém que está presente, mesmo quando parece não existir. Pelo menos agora, que me encontro numa fase que é um misto de adolescência e adulthood (maturidade não me pareceu a tradução mais correta, uma vez que ser adolescente não invalida ser maduro) 
Agora, existem vários tipos de amigos que podem ser divididos em diferentes segmentos. Amigos próximos, Amigos distantes, etc.
Eu sempre tive conhecidos e amigos e com a ajuda do tempo fui percebendo quem é quem nesta selva sangrenta. E chego à conclusão que as coisas são muito simples, não queria ser cliché, mas fuck it, só faz falta quem está e só está quem quer estar. Por muito linear que isto pareça, não é. Porque tendemos a acreditar demais nas pessoas e temos demasiadas expectativas, o que não é o mais correto, porque o que para mim é expectável que a outra pessoa faça, esta pode não ter as mesmas percepções que eu, não o fazendo, desapontando-me. Por exemplo, se eu estiver à espera que o Francisco Cara d'Palha me envie uma mensagem a perguntar pela saúde da minha formiga de nome Yama e o Francisco não se preocupa com animais tanto quanto eu, eu vou ficar desiludido, porque ele não fez o que eu indirectamente designei para fazer.
Não percebemos que só está quem quer estar e por alguma razão, achamos que aqueles que chamados de amigos próximos querem estar presentes.
Percepções
Eu percepciono aquela pessoa como minha amiga próxima, mas porque razão assumo que ela também me percepciona como amigo próximo? 
Por isso o ideal é mesmo não criar expectativas, pois sem expectativas, não há desilusões. Se as pessoas não estão é porque não querem estar, porque se quisessem estar fariam o esforço para estarem e isso não quer dizer que seja uma coisa má, porque as pessoas precisam do seu espaço e de fazer as coisas que acham que têm fazer, podendo isso implicar deixar um amigo de parte, mas lá está, se for realmente amigo, ele está presente, mesmo quando parece não existir. Se não está presente hoje, está presente amanhã. Mas isto, se quiser estar. I can't say these enough times.
No fundo, se compilarmos e descomplicarmos, no fim do dia apenas temos uma coisa e uma coisa apenas. Amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário