quarta-feira, março 30

Que puta de educação

Impressionante, o país que temos, com uma educação num estado tão lastimável… Como querem que alguém bem formado consiga ir para o Parlamento, se o que predomina é o desinteresse pela escola? Como é possível os partidos não chegarem a um acordo relativamente à educação? Não são eles que estão em causa, somos nós! Mas não, Portugal quer imitar países que NÃO SÃO PORTUGAL, logo o modelo desses países não irão resultar. Isto parece ser tão difícil de perceber? Não é..
Hoje no caminho para a escola, ouvi uns putos que estavam atrás de mim e consegui perceber que estes andam no 7º ano. Numa parte da conversa, fala a única rapariga do grupo, afirmando que o destino do colega será certamente chumbar, a não ser que este se aplique. Ele logo intervém, dizendo que no terceiro período, para evitar as negas vai tornar-se um marrão, como nunca antes fora. Agora, se já os putos do 7º, andam fartos disto e queixam-se que têm muitas disciplinas e que notaram grande diferença da transição do sexto para o sétimo, eu sinceramente não sei onde é que o país vai. Óbvio que a lado nenhum, pois esta parado na Europa.
O puto que estava a falar retoma a palavra e diz que era um grande cromo no 5º ano , mas que agora deixou-se disso.
É horrível viver num pais em que a escola é nada mais, nada menos que um "Facebook", serve para fazer amigos, namoradas e mais alguma coisa? A principal função deixou de ser aprender e passou a ser um sítio para testar-se uma certa roupa, se faz furor entre os colegas ou não, engatar, conhecer gajas, etc.. Felizmente não todos são assim. (Não digo que ser marrão é fixe, não é isso que está em causa)
Claro que a escola é um sitio óptimo, convive-se, aprende, mas quando é o futuro que está em causa, acho que se devia levar a serio. Mas perto do fim é que se apercebem da importância. Uns a tempo, outros tarde demais, mas eventualmente acabam por aprender.
Pessoalmente eu gosto de aprender, faz-me sentir capaz, mas gosto de aprender por livre vontade, não aprender o que os outros querem que eu aprenda... Nada forçado.
Mas se os putos metem desde cedo na cabeça que estão na escola porque a mamã e o papá os obriga, então decerto nunca sairá deste lugar, algo de extraordinário. É certo e sabido que desde à muito, muito tempo Portugal tem mostrado, atraso em relação aos outros países da Europa. Basta ler Os Mais para perceber o quão actualizado a obra se mantém, se calhar, mas só se calhar é tempo de mudar algumas coisinhas.. Se calhar..

Nenhum comentário:

Postar um comentário